A Sanepar orienta a população de Siqueira Campos, para que faça uso racional da água e evite todo tipo de desperdício. O rodízio de abastecimento de água poderá ser implantado no município a partir da próxima semana, caso as chuvas previstas e a redução do consumo não sejam suficientes para equilibrar o sistema.
A estiagem prolongada reduziu o nível dos ribeirões Água Fria e Ribeirão do Gramado, de onde a Sanepar capta a água para abastecer os moradores. Com a queda da vazão dos dois mananciais, a capacidade de produção de água tratada caiu cerca de 30%. Ao mesmo tempo, o consumo aumentou aproximadamente 10%, provocando desequilíbrio no sistema.
A população pode colaborar evitando lavar calçadas e automóveis e deixando de realizar outras atividades que possam gerar desperdícios. “É importante distribuir as atividades durante a semana e utilizar a água fora dos horários de pico”, orienta o gerente da Sanepar, Gandy Ney de Camargo, sobre problemas pontuais de abastecimento às sextas-feiras e no fim da tarde.
A Sanepar e a Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) recomendam, em cada imóvel, a instalação de caixa- d’água com capacidade para atender água às necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários não refletem a opinião do jornal